Abóbora engorda? Sim ou não? Descubra!

Abóbora engorda sim ou nãoA Abóbora é o fruto da aboboreira e se tornou um alimento muito apreciado, tanto aqui no Brasil e na América do Sul como na Europa. Que neto nunca comeu o doce de abóbora de uma “avó-de-mão-cheia”? Mesmo apreciando a abóbora da melhor forma possível, muitas pessoas que procuram sobre como emagrecer ou engordar têm uma dúvida: abóbora engorda muito? Sim ou não? Engorda ou emagrece? Vamos conversar sobre esse maravilhoso fruto mais um pouco e chegar às respostas! Continue lendo!

Leia também: Melancia engorda?

Qualidades da abóbora

A abóbora é uma fruta cujas calorias vêm principalmente como carboidratos (em torno de 88% do total) e proteínas (9% do total). Uma minúscula porcentagem (3%, em média) vem de gorduras. Além disso, a abóbora tem pouca gordura saturada e um pouco de Ômega-3 e 6.

A abóbora é também uma ótima fonte de Vitamina E, Tiamina, Niacina, Vitamina B6, Folato, Ferro, Magnésio e Fósforo, além de ser uma fonte ótima de fibras alimentares, vitamina C, Riboflavina, Potássio, Cobre e Manganês. Isso torna a abóbora um alimento ótimo para se colocar na mesa.

E então, abóbora engorda? Sim ou não?

Em média, a cada 100 gramas de abóbora pura, nós temos apenas 20 kcal! Isso é muitíssimo pouco. Em nosso artigo lá no Portal Vegetal com as 10 frutas que mais engordam, você pode ver a diferença calórica da abóbora para outras frutas.

O grande porém da abóbora é que dificilmente ela é consumida pura: o mais comum é usarmos o famoso doce de abóbora ou em bolos, geleias e afins. Nesses casos, as calorias da abóbora consumida nessas formas aumentam bastante, o que pode predispor ao ganho de peso.

Para você que deseja emagrecer, use a abóbora em formas mais leves, em receitas salgadas como um Tartare de Abóbora ou consumindo ela cozida com uma calda leve e cravos.

E se você quer engordar, use e abuse da abóbora nos mais variados tipos! Geleias e doces são ótimos para passar no pão. Tortas e bolos são maravilhosos em uma sobremesa para aumentar a ingestão de calorias no dia.

Abóbora engorda muito?

Tudo depende da dieta que você está levando: mesmo se deseja emagrecer, não significa que está proibido(a) de comer aquela geleia ou doce maravilhoso de sua família. O que importa é a quantidade: você vai comer um pote de doce de abóbora ou uma pequena quantidade em um pão integral? Contas as calorias de sua dieta e ter certeza de que ela não estoura os limites do seu gasto energético diário é a única preocupação que você deve tomar para emagrecer.

E se você quer engordar, tudo depende da forma como usa a abóbora e sua dieta geral. Veja nossa dieta hipercalórica e nosso artigo de como engordar em 1 semana para entender melhor!

Abóbora engorda? Sim ou não? Descubra!, 3.8 out of 5 based on 12 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.8/5 (12 votes cast)


Deixe seu comentário: