Biotônico Fontoura Engorda?

Hoje quero falar sobre um produto para engordar centenário e conhecido por praticamente todos os brasileiros: o Biotônico Fontoura. Será que o Biotônico Fontoura engorda mesmo? Esse artigo foi criado para responder a dúvida tanto de quem quer engordar como de mães e pais que desejam oferecer o Biotônico a seus filhos. Descubra se ele funciona nesse artigo!

100 anos de Biotônico Fontoura

Biotônico 100 anos

O produto Biotônico Fontoura foi criado por um farmacêutico, Cândido Fontoura, lá por 1910. Em 2010, portanto, o produto completou 100 anos de existência e é um dos produtos farmacêuticos mais antigos ainda vendidos em nosso país.

O Biotônico com certeza tem muita história pra contar: já teve álcool etílico em sua fórmula, já foi exportado para os Estados Unidos e já teve como competidor a famosa Emulsão Scott, também ainda vendida no Brasil. Quem batizou o produto foi nada mais, nada menos que Monteiro Lobato, que provou o medicamento e se sentiu menos cansado. Até mesmo seu personagem bastante conhecido, Jeca Tatu, já participou de algumas propagandas do Biotônico Fontoura.

Componentes do Biotônico Fontoura

O Biotônico Fontoura é uma associação de vários componentes em sua fórmula. Ele é considerado um suplemento mineral e é composto principalmente de Sulfato Ferroso e Ácido Fólico (este último encontrado também na formulação da Coca-Cola). Além disso, de acordo com o artigo na WikiPedia, ele conta com extratos de várias plantas, como a Aloe perryi (uma parente da famosa Aloe vera), a Commiphora myrrha, a Myristica fragans (Noz-moscada) e Cinnamomum zeylanicon.

Indicações do medicamento

Hoje em dia, a bula do medicamento cita que ele é indicado como estimulante do apetite e é um suplemento mineral que serve como auxiliar nas anemias carenciais e em dietas inadequadas.

Então, Biotônico engorda mesmo?

Biotônico Engorda?

O Biotônico Fontoura é um medicamento criado há mais de cem anos atrás. Desde lá, diversas outras formulações para aumentar o apetite e engordar foram criadas e MUITO se desenvolveu nessa parte do mercado farmacêutico e de suplementações alimentares.

O Biotônico contém como principal ativo o Sulfato Ferroso, que já comentamos aqui no site. No caso do Biotônico, é a mesma coisa: ele é útil para anêmicos que tenham deficiência de ferro. Ele é indicado (conforme sua bula) também em dietas inadequadas porque essas geralmente levam à deficiência de ferro e, assim, à anemia. Nos casos de anemia, o Biotônico Fontoura realmente fará a pessoa engordar, por aumentar o apetite após a melhor do indivíduo. Podemos contar também com o efeito placebo, que pode funcionar em alguns casos.

Se você quer realmente engordar ou quer que seu filho engorde, confira uma de nossas dicas de dietas ou use suplementos alimentares.

Porém, hoje existem vários outros medicamentos para engordar e aumentar o apetite que são mais eficazes por agirem de outras formas em nosso corpo. Um exemplo que já comentamos aqui no site é o Cobavital, que traz a Cobamamida (um anabolizante não-hormonal) e Citrato de Ciproeptadina (um estimulante do apetite) em sua composição. Um outro medicamento que você pode usar como alternativa útil é a Buclina.

Mesmo no caso da anemia, formulações apenas de Sulfato Ferroso podem ser mais úteis.

Assim, aqui em nosso site nós concluímos que o Biotônico pode engordar, porém não recomendamos na maioria dos casos, mesmo em anêmicos, porque o mercado farmacêutico e suplementar evoluiu muito e o Biotônico Fontoura é um medicamento centenário. Converse com o seu médico ou médico do seu filho e também com um nutricionista e procure alternativas que talvez tenham mais efeito.

Biotônico Fontoura Engorda?, 4.4 out of 5 based on 23 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.4/5 (23 votes cast)


Deixe seu comentário: