Maltodextrina engorda?

A Maltodextrina é um dos suplementos mais conhecidos por quem deseja ganhar massa muscular e engordar com saúde, por ser um produto extremamente barato e com uma boa quantidade de calorias. Porém, a dúvida de muitas pessoas é saber se a Maltodextrina engorda mesmo e como usar esse produto para obter os melhores resultados. Nesse artigo, descubra a resposta para essa pergunta e veja mais sobre como usar a Maltodextrina na sua dieta. Aproveite!

Será que esse pó branco engorda? Descubra!

Navegue pelo conteúdo do artigo:

O que é Maltodextrina?

Maltodextrina O que éA Maltodextrina é um oligossacarídeo, ou seja, um tipo de carboidrato. Ela é resultado da quebra de moléculas de amido por hidrólise. O amido é também um tipo de carboidrato, porém um carboidrato complexo e que demora mais tempo para ser digerido e absorvido pelo corpo e é encontrado em vegetais como trigo, grãos, sementes, batata e outros.

A Maltodextrina tem como principal característica uma rápida digestão e absorção. É justamente por isso que a Maltodextrina é tão usada por esportistas e por quem deseja ganhar peso, como veremos adiante.

Para que serve a Maltodextrina?

Como ela é digerida e absorvida rapidamente pelo corpo, temos algumas vantagens no uso dela. Carboidratos rapidamente absorvidos têm o chamado alto Índice Glicêmico. A Maltodextrina causa o chamado pico de insulina. A insulina é o hormônio responsável por retirar o açúcar do seu sangue e entregar para suas células.

Para quem deseja engordar, a insulina tem um papel importante, pois é um hormônio anabólico. A insulina, além de carregar o açúcar do seu sangue, avisa o seu corpo que é hora de “descanso” e de produção de tecidos: esse hormônio aumenta a síntese de proteínas (útil para sua produção muscular após a musculação ou outro exercício), diminui a quebra de proteínas, diminui a queima de gordura e tem várias outras ações fisiológicas.

Por isso, a Maltodextrina serve como fonte de energia e, trazendo um pico de insulina, faz você obter energia rapidamente e mantém o seu corpo em estado de anabolismo. Essa é uma visão bem básica da coisa, mas útil pra você entender como a Maltodextrina age em nosso corpo.

Como usar a Maltodextrina

Como Usar MaltodextrinaExistem 3 momentos nos quais podemos colocar a Maltodextrina em nossa dieta. Primeiramente pela manhã, pois o seu corpo está em um estado de falta de energia (você não comeu a noite toda) e, quanto antes se alimentar, mais rápido o seu corpo irá deixar de quebrar proteínas (e também gorduras). Porém, no café da manhã nós podemos trocar a Maltodextrina por uma refeição completa e as bananas, por exemplo, também trazem carboidratos de rápida absorção. Veja nossas dicas de Dieta Hipercalórica ou Dieta para Engordar com Saúde para entender melhor.

A Malto é útil também antes do treino, caso você esteja perto de treinar e não tenha se alimentado com carboidratos complexos (de lenta absorção) no horário certo. Dessa forma, a Maltodextrina serve como um apoio caso algo na sua dieta tenha dado errado. Sabemos que, quanto mais perto do treino, mais simples devem ser os carboidratos que você deve ingerir, para trazer energia rapidamente.

Porém, o principal e melhor uso da Maltodextrina é no pós-treino, em uma refeição completa, composta de carboidratos de rápida absorção e proteínas, além de carboidratos de lenta absorção. Assim, primeiro a Malto avisa o seu corpo que é hora de “descansar” (entrar em anabolismo), pelo pico de insulina. As proteínas serão usadas para reconstrução tissular e formação de novos músculos e os carboidratos complexos manterão os carboidratos disponíveis para energia por um período maior, até a sua próxima alimentação. O ideal é associar a Maltodextrina ao suplemento Whey Protein no pós-treino.

Maltodextrina engorda mesmo?

A Maltodextrina deve servir apenas como um complemento à dieta, assim como qualquer outro suplemento. Se você deseja ganhar massa muscular e engordar, ela é extremamente útil, caso você use em sua dieta da forma correta.

Como vimos, a Maltodextrina traz energia rápida para o seu corpo. Como o problema de quem quer engordar com saúde é manter o nível de ingestão calórica adequado e constante durante todo o dia, a Maltodextrina é uma forma de se salvar em momentos de falta de alimentação adequada e também para induzir um estado anabólico antes do treino.

Por isso, a Maltodextrina engorda mesmo, não tenha dúvidas. Basta manter uma dieta adequada e usá-la no momento certo, como indicamos por aqui!

Onde comprar

Se você deseja adquirir Maltodextrina para começar a usar, você pode comprar online sem sair de casa. Confira as melhores ofertas abaixo:

Maltodextrina engorda?, 4.7 out of 5 based on 21 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.7/5 (21 votes cast)


Deixe seu comentário: