Maltodextrina: saiba TUDO sobre!

Hoje, vamos destrinchar um dos suplementos mais utilizados no mundo inteiro para engordar e ter um corpo melhor: a Maltodextrina! Suplementos de Maltodextrina têm muitas vantagens: são baratos, trazem uma boa quantidade de carboidratos e é uma das formas mais rápidas de manter ou recuperar a energia frente a um treino intenso. Bem-vindo ao nosso mega-artigo sobre a Maltodextrina, que irá retirar as suas maiores e principais dúvidas sobre essa substância. Aproveite e boa leitura!

Suplemento Maltodextrina

Navegue pelos tópicos do artigo:

O que é a Maltodextrina?

Vamos começar o texto com uma curiosidade bastante interessante: a Maltodextrina não foi um produto desenvolvido para uso como suplemento alimentar!

A Maltodextrina nada mais é do que um polissacarídeo (um “açúcar” ou carboidrato complexo), sendo usado principalmente como um aditivo alimentar, geralmente em bebidas doces. Entrando mais em detalhes, um polissacarídeo ou carboidrato complexo é uma ligação de várias moléculas de glicose em uma longa cadeia molecular.

A substância Maltodextrina é produzida a partir do amido, que é também um polissacarídeo (porém maior do que a Maltodextrina), usado como reserva energética pelas plantas. A Maltodextrina é obtida a partir do amido por uma reação química chamada hidrólise parcial, ou seja, o amido é parcialmente quebrado em um composto menor, a Maltodextrina.

Maltodextrina: para que serve?

Maltodextrina para que serveComo você talvez já tenha percebido, a Maltodextrina é um açúcar puro. Ou seja, em um suplemento de Maltodextrina, estamos ingerindo puramente carboidratos, sem proteínas ou gorduras.

Para entendermos para que serve o suplemento Maltodextrina, é preciso dizer antes que a Maltodextrina é um carboidrato absorvido muito rapidamente pelo corpo. Isso significa que, mesmo sendo um carboidrato complexo e com uma longa cadeia, a digestão e quebra dessa substância é feita muito rapidamente pelo nosso organismo.

Agora, tenho certeza de que você já entende para que serve a Maltodextrina! Os suplementos dessa substância servem como uma das melhores formas de obtermos uma boa quantidade de energia de forma extremamente rápida. Como sabemos, é de energia que precisamos para ganhar peso e, em um treino intenso, se ficarmos sem energia na forma de carboidratos, começamos a quebrar proteínas (músculos) e gordura (tecido adiposo) para transformar em energia, o que acaba fazendo com que percamos peso. A Maltodextrina é ótima para essas situações de falta de energia.

Como tomar Maltodextrina?

Agora que sabemos que o suplemento de Maltodextrina serve como uma forma rápida para obtermos energia em momentos necessários, qual será a melhor forma de ingerir essa substância? Nós do Como Engordar sugerimos usar a Maltodextrina em três momentos.

Maltodextrina como tomarPrimeiro de tudo, a Maltodextrina pode ser consumida em situações de “emergência“. Se você está próximo de realizar seu treino e acabou esquecendo de um pré-treino, a Maltodextrina salvará o seu dia. O mesmo serve para quando você fez um pré-treino, porém inadequado e com uma quantidade calórica insuficiente, ou ingeriu algum alimento que demorará para ser absorvido, mas já está na hora do seu treino.

Nesses casos, a Maltodextrina ingerida com água pode ser consumida em torno de 30 minutos antes do treino, tornando-se prontamente disponível durante seus exercícios.

Você também pode consumir a Maltodextrina no seu pós-treino, juntamente com uma alimentação rica em proteínas (com um suplemento Whey Protein, por exemplo). Isso fará com que seu corpo, sedento por energia, utilize a Maltodextrina para se manter ativo, desviando o Whey Protein para a construção de proteínas musculares e não apenas para queima e transformação em energia.

Por fim, você pode tomar a Maltodextrina em qualquer situação em que esteja com fome ou sem energia. E, se você está nesse site, sabe muito bem que se você não engorda com facilidade, provavelmente não está consumindo a quantidade ideal de calorias no seu dia.

Nesses momentos, a Maltodextrina pode se tornar a sua melhor amiga: se você está passando fome ou sabe que irá atrasar alguma refeição (ou não tem tempo para fazer aquele lanche da manhã ou da tarde), adquira o hábito de ter sempre um shake com Maltodextrina e água em mãos e suas chances de engordar com sucesso serão muito maiores!

Em relação à quanto tomar de Maltodextrina, se você procura ganhar peso, pode ingerir este suplemento em torno de duas vezes por dia. Utilize 40 gramas do produto (em torno de 3 colheres cheias de sopa) por dose, misturando em 250 mL ou mais de água.

Maltodextrina: Informação Nutricional

A Maltodextrina, como dissemos, é um alimento basicamente composto apenas por Carboidratos. Em média, a cada 40 gramas de Maltodextrina temos em torno de 38 gramas de Carboidratos, o que se traduz em um pouco mais de 150 calorias.

Portanto, a Maltodextrina nos oferece, em média, 4 calorias por grama de produto.

Efeitos colaterais

Maltodextrina Efeitos Colaterais

A Maltodextrina é um suplemento livre de efeitos colaterais, mas é preciso cautela em casos de Diabetes

A Maltodextrina é, como vimos, um açúcar puro, em uma molécula grande. Isso significa que essa substância é nada mais, nada menos do que várias moléculas de Glicose pura, ligadas umas às outras.

Portanto, a Maltodextrina é um dos suplementos mais seguros para serem usados, inclusive por mulheres grávidas em período de amamentação.

O único e importante cuidado quanto aos efeitos colaterais da Maltodextrina se dá com relação à pessoas diabéticas: a Maltodextrina tem um alto índice glicêmico e requer uma rápida e alta quantidade de insulina no sangue para ser carregada para as células. Converse com o seu médico se você apresenta Diabetes, especialmente do tipo insulinodependente, antes de ingerir suplemento Maltodextrina.

Maltodextrina engorda?

Para quem deseja ganhar peso, a Maltodextrina pode se tornar a chave para atingir este objetivo. Para responder essa pergunta, veja o artigo completo que já temos sobre o assunto: “Maltodextrina engorda?“.

Comprar Maltodextrina

Comprar MaltodextrinaDiferente da maioria dos suplementos que comentamos aqui no site, a Maltodextrina é um produto extremamente barato. Isso acontece porque a tecnologia necessária para se obter a Maltodextrina a partir do amido (de milho, geralmente) é muito pequena e as reações químicas envolvidas são bastante simples.

Por conta disso, a nossa dica de suplemento Maltodextrina para comprar é a Maltodextrina da Athletica, uma marca de alta qualidade e com um preço espetacular.

Para economizar, você pode comprar a Maltodextrina da Athletica em Refil (pacote), que sai pela bagatela de pouco mais do que R$15,00 por um pacote de 1 kg. Ou seja, no fim das contas, você estará comprando um adicional de 4000 kcal para sua dieta por esse mísero preço!

Maltodextrina: saiba TUDO sobre!, 4.6 out of 5 based on 9 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.6/5 (9 votes cast)


Deixe seu comentário: