Qual o melhor suplemento para engordar?

Essa pergunta é a dúvida de muitos que estão procurando sobre como engordar. Qual será o melhor suplemento para engordar disponível no mercado? A indústria para o ramo dos suplementos é cheia de propagandas e anúncios bonitos, que acabam confundindo os desavisados e que não fazem sua pesquisa corretamente. Esse artigo pretende ser um guia prático e bem básico sobre os suplementos para engordar, como pano de fundo para discussões mais especializadas no futuro. Se você quer conhecer o básico, aproveite!

Comparação entre os melhores suplementos para ganho de peso

Conteúdos desse artigo:

Tipo de suplemento para engordar

Existem vários suplementos disponíveis com as mais variadas formulações. Para quem deseja engordar com saúde, podemos citar como principais suplementos o Whey Protein, o Hipercalórico, os BCAAs e a Creatina. Vamos comentar cada um deles em separado mais adiante.

O importante aqui é entender que “cada caso é um caso”. Só um bom nutricionista poderá te guiar da melhor forma possível para as suas necessidades, avaliando cada caso separadamente. A forma como você ganha peso, seu rendimento na academia, quantas calorias você ingere e consegue ingerir por dia são apenas alguns dos fatores que influenciam na escolha de qual o melhor suplemento para engordar.

Whey Protein

Veja nosso artigo completo sobre o suplemento Whey Protein

Whey ProteinCertamente um dos suplementos mais conhecidos, o Whey Protein ou proteína do soro do leite é um composto 100% proteico, isolado a partir do material líquido criado como subproduto da fabricação do queijo. Esse produto é altamente pesquisado hoje em dia por ser uma verdadeira maravilha: está associado à diminuição de câncer, é antiinflamatório e tem diversas propriedades que parecem reduzir o risco do surgimento de diversas doenças.

Quando procuramos ganhar massa muscular rápido, já vimos que as proteínas são o principal componente de nossa dieta. Porém, especialmente para “magrelos” e pessoas com baixo apetite, adquirir a quantidade ideal de proteínas diárias na dieta é bastante difícil. Até mesmo uma grama por kg de peso já é complicado; 2 a 3 gramas por kg então, nem se fala. É nesse momento que o Whey Protein é altamente recomendado, como suplemento alimentar proteico útil para qualquer pessoa que pratique exercícios de sobrecarga.

Clique na imagem à direita para acessar um dos melhores Whey Protein que temos no mercado, da Nutrilatina Age. Veja também essa dica de Whey Protein bom e barato.

Hipercalórico

Leia também: hipercalórico engorda?

HipercalóricoAlém das proteínas, já dissemos várias vezes aqui no site que os magros com dificuldade para engordar têm uma dificuldade de ingerir a quantidade adequada de calorias por dia. Falando de um modo simplista, quem não consegue engordar acaba gastando mais calorias do que ingere diariamente.

Nesses casos, o hipercalórico é uma alternativa muito boa como suplemento para engordar, podendo estar associado ou não ao Whey Protein. Uma porção de hipercalórico (em torno de 150 gramas) juntamente com leite integral atinge em média 800 calorias. Supomos que estamos em uma dieta de engorda com 3.500 calorias por dia, com uma única dose de hipercalórico já matamos em torno de 25% das necessidades diárias de calorias, em uma única refeição.

O Hipercalórico é útil em uso sozinho quando você consegue uma boa porção de proteínas já da sua dieta (comendo ovos, peito de frango e outras carnes, por exemplo), e usado nas refeições que você costuma “relaxar”, comendo menos, como no café da manhã ou lanche da tarde.

Clique na imagem logo ao lado para acessar um dos melhores Hipercalóricos disponíveis no mercado, da Probiótica, que sem dúvida alguma vai te ajudar a ganhar peso rapidamente.

Além dos hipercalóricos, uma ótima fonte de carboidratos para quem deseja engordar é a Maltodextrina.

BCAAs

BCAAOs BCAAs (Branch Chain Amino Acids, ou aminoácidos de cadeia ramificada, em português) são uma alternativa ou complemento ao Whey Protein. As proteínas do corpo são compostas por Aminoácidos. Existem os aminoácidos essenciais (os que precisamos retirar da dieta) e os não-essenciais, que podem ser sintetizados (criados) pelo nosso próprio corpo.

Os suplementos BCAAs incluem três dos 9 aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa: a leucina, a isoleucina e a valina. Os BCAAs são usados não só para o ganho de peso e massa muscular como suplemento da dieta, mas também na recuperação de vítimas de queimaduras, de encefalopatia hepática (que acomete cirróticos em um estado terminal) e mais recentemente, até em algumas formas de autismo!

Além de atuarem no crescimento muscular por serem aminoácidos essenciais, componentes das proteínas, os BCAAs estimulam a liberação de insulina, um hormônio do pâncreas essencial no crescimento muscular. A insulina é responsável por retirar o açúcar do sangue e colocá-lo a disposição das células.

Por esses e outros motivos, os BCAAs são ótimos para o pós-treino, situação de estresse muscular em que o corpo precisa ficar em estado de anabolismo (produção e não quebra de moléculas como proteínas) o máximo possível, para a criação do tecido muscular.

Na imagem ao lado você confere o BCAA da Nutrilatina, um dos mais bem conceituados no mercado e que vai te ajudar a ganhar massa muscular e engordar, sem dúvidas!

Creatina

Leia aqui: tudo sobre a Creatina

CreatinaA Creatina é mais um dos suplementos mais conhecidos e pesquisados, tanto por leigos quanto por entendidos no assunto. Vamos comentar o básico aqui. A Creatina é também um aminoácido, porém, não essencial: nosso corpo consegue produzi-lo a partir de uma dieta rica em proteínas e até mesmo vegetarianos mantêm níveis adequados de Creatina no corpo. Para quem deseja ganhar massa muscular e engordar, a Creatina é muito útil, pois participa da chamada “respiração celular”, aumentando o aporte de energia dentro de nossos músculos. Com isso, o principal efeito do suplemento de Creatina é aumentar a produção máxima de força, tanto em homens como em mulheres.

Primeiro de tudo, é importante saber que com a Creatina, é preciso ter cuidado redobrado. Os produtos da degradação da Creatina são excretados pela urina e o uso em excesso do produto pode (teoricamente) causar vários tipos de danos renais. É muito importante fazer exames de função dos rins e do fígado ao usar a Creatina, para notar quaisquer alterações indicando a retirada do produto da sua suplementação.

A Creatina é útil e recomendada principalmente para atletas já experientes, tanto praticantes de musculação como de outras atividades que requerem crescimento muscular (como lutadores, corredores e atletas no geral). Se você está começando na academia, provavelmente um bom nutricionista vai te indicar uma proteína do soro do leite ou hipercalórico, caso precise ganhar peso. Os de “segunda linha” são os BCAAs e Creatina, falando de uma forma bem básica e geral.

Ao lado, clique na imagem para acessar o produto Creatina da Universal, sem dúvida alguma uma das Creatinas mais bem conceituadas e conhecidas no mercado da musculação, de uma empresa também muito séria no que faz.

Conheça também os diferentes tipos de Creatina.

Então, qual o melhor suplemento?

Mais uma vez, lembramos que só um bom nutricionista saberá te informar qual o suplemento mais adequado para o seu tipo de treino, querendo você engordar ou não. Se você está começando na academia e tem dificuldade para ingerir calorias, considere o uso de um hipercalórico juntamente com uma dieta adequada. Caso você esteja com problemas para atingir a quantidade proteica ideal no seu dia (no mínimo 1 g/kg de peso), o Whey Protein pode ser muito útil.

Após um bom tempo de academia (de meses para anos), comece a considerar o uso de outros produtos como BCAAs e Creatina, para um rendimento otimizado no ganho muscular. E, é claro, acompanhe o nosso site para mais novidades sobre o assunto!

Gostou do nosso artigo? Tem dúvidas a retirar? Quer deixar uma sugestão para o site ou sua experiência e dica do melhor suplemento para engordar? Deixe seu comentário, que é muito bem vindo!

Qual o melhor suplemento para engordar?, 4.5 out of 5 based on 39 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (39 votes cast)


Deixe seu comentário: