Sulfato Ferroso engorda?

Tire suas dúvidas se o sulfato ferroso engorda aqui!O Sulfato Ferroso é um sal de ferro bastante usado na prática da Medicina em certos momentos, especialmente nas anemias por deficiência de ferro e em situações que possam gerar falta de ferro ou que “pedem” mais esse mineral, como a gravidez. Uma dúvida muito comum, especialmente na gravidez e em pessoas tomando o medicamento, é saber se o Sulfato Ferroso engorda. Essa é uma informação que, até hoje, era bastante difícil de ser encontrada corretamente na internet em língua portuguesa. Esse é o artigo mais completo em português para você entender se o Sulfato Ferroso engorda mesmo. Aproveite e tire suas dúvidas!

Efeitos do Sulfato Ferroso

Existem três pontos importantes para nós conversarmos sobre o Sulfato Ferroso quando o assunto é o ganho de peso.

Primeiro, um dos principais efeitos colaterais do medicamento é a constipação. A retenção intestinal pode causar por si só um aumento de peso quando você vai se pesar na balança antes de “fazer o número 2″. Se você está querendo ganhar ou perder peso, nunca se pese antes de ir ao banheiro. Caso contrário, você não estará medindo o seu peso corretamente. Por conta de o sulfato ferroso causar constipação, atenção em dobro nesse momento. A rotina intestinal normal é a de ir uma a duas vezes ao banheiro por dia. Em torno de 25% das pessoas que usam sulfato ferroso numa quantidade de 325 mg (a dose padrão) terão constipação. Em doses maiores, o efeito acontece em mais pessoas.

Outro ponto importante a lembrar e o mais importante aqui é que o sulfato ferroso é usado pra tratar anemia. Esse problema causa, entre outros, uma perda de apetite e cansaço bastante importantes e geralmente os anêmicos acabam por perder peso. Quando você começa a tratar sua anemia por deficiência de ferro e começa a melhorar, o aumento do seu apetite pode fazer você se alimentar mais e engordar. Não por efeito do medicamento, mas pela melhor do seu estado geral de saúde!

O terceiro ponto que gostaria de comentar é que, em alguns casos, o sulfato ferroso diminui a absorção do hormônio tiroxina (T4), um hormônio produzido pela tireóide. A tiroxina tem o efeito que chamamos de catabólico, ou seja, ela “gasta energia” do seu corpo, se a gente for simplificar as coisas. A tiroxina aumenta a frequência cardíaca, a taxa de respiração, aumenta os efeitos simpáticos (da adrenalina, por exemplo) e aumenta o metabolismo de proteínas e carboidratos. Se você tiver uma queda na absorção de tiroxina pelo seu corpo, a ideia é que você passa a gastar menos energia e, talvez, isso contribua para casos em que o sulfato ferroso pareça engordar.

Concluindo: Sulfato Ferroso engorda mesmo?

A resposta final é que o Sulfato Ferroso por si só não engorda. Ele é apenas um sal de ferro e, por isso, não tem nenhuma quantidade de calorias. Porém, pelos seus efeitos secundários (seja eles adversos como a constipação, ou metabólicos como a menor absorção de T4 e melhora da anemia), o sulfato ferroso engorda em alguns casos, principalmente na melhora da anemia e aumento da disposição e da fome.

E aí, gostou do nosso artigo e conseguiu responder se o sulfato ferroso engorda? Sinta-se livre para deixar seu comentário!

Sulfato Ferroso engorda?, 4.5 out of 5 based on 36 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (36 votes cast)


Deixe seu comentário: