Tudo sobre o Suplemento Whey Protein

Esse é o primeiro artigo do site em que falamos especificamente sobre o Suplemento Whey Protein, sem dúvidas um dos melhores tipos de suplementos existentes no mercado e o mais usado pelos esportistas. Vamos mostrar pra você por que o Whey Protein é útil tanto para você que quer engordar quanto para quem deseja emagrecer. Conheça aqui os diferentes tipos de Whey Protein, descubra por que ele é um suplemento completo e altamente saudável e fique por dentro dessa maravilha! Para uma comparação de outros suplementos, confira nosso artigo sobre qual o melhor suplemento para engordar.

Leia mais: descubra o melhor Whey Protein do mercado!

Suplemento Whey Protein

O que é?

O suplemento Whey Protein é a proteína do soro do leite. É na realidade uma mistura de proteínas chamadas globulares, obtidas a partir da fabricação do queijo. Em uma das etapas da produção do queijo, forma-se um líquido como subproduto (o soro do leite) e é desse líquido que o Whey Protein é isolado.

Benefícios do Whey Protein

Whey Protein Benefícios completos

A proteína do soro do leite tem diversos benefícios e vantagens para quem a usa na sua alimentação. A começar, o Whey Protein tem um alto Valor Biológico, superior a 100. O Valor Biológico é uma graduação usada para descobrir o quanto de uma proteína absorvida conseguimos incorporar em nosso corpo. Ou seja, em um alimento com baixo Valor Biológico, nem tudo o que comemos de proteína vai ser absorvido e usado pelo nosso corpo. A farinha branca tem um VB de apenas 41, o feijão 49 e o frango 79, por exemplo. O Whey Protein Concentrado tem um VB em torno de 104 e o Whey Protein Isolado, superior a 110. Em outro momento vamos fazer um artigo para falar mais sobre o Valor Biológico. Se você tiver interesse, deixe seu comentário!

O Whey Protein é também grande fonte de BCAAs (aminoácidos de cadeira ramificada) e traz para nossa dieta vários outros aminoácidos essenciais.

Além de ser uma fonte de proteínas das melhores conhecidas atualmente, o Whey Protein vem sendo estudado pelos seus benefícios na Saúde como antiinflamatório e anti-câncer. O Whey Protein também causa menos alergias, que geralmente acontecem por conta de outra proteína do leite, a Caseína.

O Whey Protein ainda traz benefícios de reduzir os riscos de doença cardíaca, Diabetes e várias outras doenças.

Para que serve o Whey Protein?

Nosso site dá dicas especialmente para quem quer engordar com saúde, mas o Whey Protein é útil tanto para quem quer ganhar peso como para quem deseja emagrecer!

O Whey Protein serve principalmente como uma ótima fonte de proteínas e, por isso, fonte de massa magra. Associado a uma dieta hipercalórica, você consegue ganhar peso rapidamente. Se você deseja emagrecer, o Whey Protein associado à musculação e a uma dieta com menos calorias fará você perder gordura enquanto constrói músculos.

Tipos de Whey Protein

Nós encontramos 3 tipos diferentes de proteína do soro do leite no mercado: o Concentrado, o Isolado e o Hidrolisado. A qualidade de cada um desses tipos de Whey Protein e o preço variam.

Tipos de Whey Protein

Whey Protein Concentrado (WPC): esse é o tipo mais simples e barato de Whey Protein. Além de proteína, o WPC traz ainda uma quantidade de colesterol e ácidos graxos, além de um pouco de carboidratos do tipo Lactose. Por conta disso, a porcentagem de proteína no WPC gira em torno dos 30-90%, ou seja, não é uma alimentação totalmente proteica. Útil para quem deseja engordar, mas não tanto para quem procura perder peso e queimar gorduras. Por outro lado, por ser menos processado, o WPC traz mais compostos proteicos que auxiliam na regulação do nosso organismo.

Whey Protein Isolado (WPI): essa é a forma evoluída do WPC, onde o Whey Protein é processado para remover todas as gorduras, colesterol, Lactose e outros componentes contidos no WPC. Isso aumenta a “pureza” proteica do suplemento, atingindo mais de 90% de proteína. Com isso, você tem uma alimentação mais proteica e diminui a ingestão de carboidratos e proteínas. Ótimo para quem deseja engordar com saúde e melhor para quem deseja emagrecer.

Whey Protein Hidrolisado (WPH): esse é o formato mais avançado disponível no mercado e também o mais caro. O WPH sofre um processo de “pré-digestão”: com o auxílio de enzimas. Com isso, a absorção e metabolização das proteínas desse tipo de Whey é muito mais rápida após a ingestão. Esse é o tipo de Whey mais caro e ideal para momentos que demandam uma grande carga de proteínas em pouco tempo, como no pós-treino. Esse é também o tipo de Whey que causa menos reações alérgicas.

Como Tomar o Whey Protein

Há várias formas de ingerir a proteína do soro do leite. A mais comum delas é tomando com leite ou água. Se você deseja engordar, o ideal é adicionar o leite no seu shake com Whey Protein, para aumentar a quantidade de calorias e como fonte de ainda mais proteínas. Para emagrecer, tome com leite desnatado ou semidesnatado ou ainda com água apenas.

O Whey Protein é ótimo para ser tomado tanto no pré como no pós-treino. Para você que deseja engordar, uma boa forma de usar esse suplemento é no pós-treino, para a rápida disponibilidade de aminoácidos que irão reparar as microlesões do seu treino e auxiliar no ganho de massa muscular.

Efeitos Colaterais do Whey Protein

Existem várias teorias e rumores rolando pela internet e por pessoas que não fizeram a sua “lição de casa” em busca de informações científicas a respeito do Whey Protein. O que mais assusta pessoas que estão procurando mais sobre esse suplemento é a ideia de que a proteína do soro do leite pode fazer mal aos rins.

A ingestão excessiva de proteínas pode, sim, causar uma sobrecarga renal. Porém, basta não ultrapassar uma ingesta de 2-3 gramas de proteína por kg de peso que você não terá problemas com isso. Para danificar os rins ou o fígado, é preciso uma sobrecarga muito grande de proteínas na dieta e por um longo período de tempo.

O único efeito colateral real do suplemento Whey Protein são os gases, por conta de uma possível intolerância à lactose, que pode ser leve ou acentuada, dependendo da pessoa. O Whey Protein (principalmente a forma Concentrada) contém uma certa quantia de lactose (um tipo de carboidrato), que pode causar intolerância e gases.

Qual o melhor Whey Protein para engordar?

Particularmente, gosto de defender que para as pessoas que desejam engordar, o Whey Protein Concentrado (o tipo mais simples) já é um ótimo produto, além de ser mais barato do que as formas Isolada e Hidrolisada. Até você atingir um peso ideal, o WPC vai te ajudar muito e ainda melhora a quantidade de calorias oferecidas na sua alimentação. Com uma dieta adequada, esse tipo de Whey é um dos melhores para engordar.

Depois, quando você já estiver com o seu peso ideal e só precisar manter o seu físico e evitar a famosa “pancinha” ou os “pneuzinhos”, deverá se preocupar em obter versões melhores do produto.

O Whey Protein de qualquer tipo é ótimo para engordar, basta saber usá-lo corretamente, aliando a uma dieta de qualidade! Em breve faremos um artigo onde você poderá conhecer e comprar os melhores tipos e marcas de Whey Protein no mercado.

Gostou do artigo? Está com dúvidas? Deixe seu comentário e responderemos assim que possível. Se você já teve experiência com o Whey Protein, conte para a gente! Um abraço e até a próxima!

Que produto comprar?

Whey Protein é um dos suplementos que mudam muito de acordo com a marca: pagando muito barato você corre o grande risco de levar farinha para casa. Para comprar um produto que realmente vai fazer a diferença na sua vida, confira nosso artigo: Qual o melhor Whey Protein do mercado?“.

Tudo sobre o Suplemento Whey Protein, 4.8 out of 5 based on 21 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.8/5 (21 votes cast)


Deixe seu comentário: