Vitamina do Complexo B Engorda?

Vitamina do Complexo B engorda? Descubra!Hoje, vamos comentar sobre uma dúvida extremamente comum para o público em geral, tanto quem precisa engordar como quem deseja emagrecer: vitamina do complexo B engorda? O Complexo B é uma formulação multivitamínica receitada por muitos médicos e útil em várias situações, especialmente na falta da ingestão diária dessas vitaminas, importantes para regular várias funções do corpo. Além disso, as vitaminas do complexo B estão presentes em várias formulações para aumentar o apetite, como o medicamento Profol. Vamos retirar essa dúvida de uma vez por todas?

Vitaminas não têm calorias!

A primeira coisa importante que você deve saber é que vitaminas e sais minerais não contêm calorias! Por isso, é impossível você engordar apenas ingerindo vitaminas. As vitaminas e os sais minerais são chamados de micronutrientes, pois sua função principal é regular vários aspectos do nosso metabolismo.

Os três nutrientes que contêm calorias e, assim, geram energia para nosso corpo pela dieta, são os Carboidratos, as Proteínas e as Gorduras ou Lipídeos, chamados de macronutrientes.

Vitaminas do Complexo B

Antigamente pensava-se que existia apenas uma vitamina do complexo B, e todo mundo se referia a essas substâncias como “Vitamina B”, assim como falamos hoje com a Vitamina C e D, por exemplo. Hoje, sabemos que existem, no total, 8 vitaminas do complexo B que regulam nosso metabolismo. Porém, formulações vendidas em farmácia podem ser chamadas apenas de Vitamina do Complexo B, por ser um medicamento só com todas essas vitaminas.

Chatices à parte, confira as principais ações de cada vitamina do complexo B:

  • Vitamina B1 (Tiamina): seu papel principal é a geração de energia a partir de Carboidratos da dieta. Ela também age na produção de DNA e RNA e função nervosa.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): essa vitamina, por sua vez, tem papel importante na metabolização não só de Carboidratos, mas também de Proteínas e Lipídeos, especialmente estes últimos.
  • Vitamina B3 (Niacina): esta vitamina é bastante importante em processos da respiração celular. Existem duas formas coenzima da Niacina, o NAD e NADP, necessários para as reações de transferência de energia a partir de glicose, ácidos graxos e álcool.
  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): essa vitamina tem papel principal na oxidação (“quebra”) de Ácidos Graxos e Carboidratos. Além disso, a Coenzima A, uma substância que pode ser criada a partir do Ácido Pantotênico, é importante na síntese (produção) de vários outros compostos, como colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteróides, neurotransmissores e até mesmo anticorpos.
  • Vitamina B6 (Piridoxina): envolvida no metabolismo de aminoácidos (componentes das proteínas) e de lipídeos, além de neurotransmissores e da hemoglobina (a molécula que transporta o Oxigênio até nossas células).
  • Vitmaina B7 (Biotina): também é envolvida no metabolismo de Carboidratos, Proteínas e Lipídeos, e ainda de Colesterol.
  • Vitamina B9 (Ácido Fólico): essa vitamina é bastante importante para o nosso organismo, envolvida na produção das hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos do sangue). A deficiência de Ácido Fólico causa um dos tipos mais comuns de Anemia, a Megaloblástica. O Ácido Fólico é ainda importante no metabolismo de ácidos nucleicos (DNA e RNA) e aminoácidos.
  • Vitamina B12 (Cobalamina): esta, juntamente com o Ácido Fólico, também é necessária para produção de células vermelhas do sangue e sua falta também gera Anemia Megaloblástica. Também atua no metabolismo de Carboidratos, Proteínas e Lipídeos.

O que essas Vitaminas do Complexo B têm em comum?

Como você pode perceber, TODAS as Vitaminas do Complexo B são necessárias para nosso corpo utilizar corretamente os carboidratos, proteínas e lipídeos que retiramos da nossa alimentação! A falta dessas vitaminas faz com que nosso corpo não aproveite esses macronutrientes. Além disso, a falta das Vitaminas B9 (Ácido Fólico) e Vitamina B12 (Cobalamina) causa Anemia Megaloblástica, que pode levar a falta de apetite, cansaço e vários outros problemas, inclusive neurológicos no caso da Vitamina B12!

Então, vitamina do complexo B engorda?

Acho que com tudo o que falamos em cima, você já pode ter uma ideia da resposta, né? Podemos concluir que vitamina do Complexo B não engorda diretamente, pois não contém calorias. Porém, sendo importantíssimas na regulação da absorção dos macronutrientes, a falta delas pode causar dificuldades para engordar, falta de apetite e até mesmo Anemia.

Por isso, se você deseja engordar, as Vitaminas do Complexo B são importantíssimas. Sem elas, você irá nadar, nadar e morrerá na praia! Ou seja, o esforço é grande pra pouca coisa. Nesses casos, uma vitamina do complexo B pode ser útil e te ajudará a ganhar peso.

E se você deseja emagrecer, saber que vitaminas do complexo B aumentam o apetite e podem facilitar o ganho de peso não é motivo para que você tenha falta delas na sua dieta! As melhores dietas, tanto para emagrecer como para engordar, são as mais completas possíveis e que façam você emagrecer com saúde.

E aí, respondeu sua dúvida se complexo B engorda? Esse artigo é um dos mais completos da internet sobre o assunto! Por isso, por favor divulgue nas Redes Sociais e deixe seu comentário, isso nos ajuda muito! Até a próxima!

Vitamina do Complexo B Engorda?, 4.5 out of 5 based on 50 ratings

Gostou? Vote na qualidade do artigo:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (50 votes cast)


Deixe seu comentário: